PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Objetivos do Programa
- Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
- contribuir para a valorização do magistério;
- elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
- inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
- contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Como funciona?
Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados. Podem se candidatar IES públicas e privadas com e sem fins lucrativos que oferecem cursos de licenciatura.
As instituições aprovadas pela Capes recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o desenvolvimento das atividades do projeto. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.
Modalidades de bolsa
A Capes concede cinco modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:
- Iniciação à docência – para estudantes de licenciatura das áreas abrangidas pelo subprojeto. Valor: R$400,00 (quatrocentos reais).
- Supervisão – para professores de escolas públicas de educação básica que supervisionam, no mínimo, cinco e, no máximo, dez bolsistas da licenciatura. Valor: R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
- Coordenação de área – para professores da licenciatura que coordenam subprojetos. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
- Coordenação de área de gestão de processos educacionais – para o professor da licenciatura que auxilia na gestão do projeto na IES. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
- Coordenação institucional – para o professor da licenciatura que coordena o projeto Pibid na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. Valor: R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais).
As bolsas são pagas pela Capes diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário.
Recursos de custeio e capital
Instituições públicas e privadas sem fins lucrativos participantes do Pibid podem receber recursos financeiros para custear despesas essenciais à execução dos projetos, por exemplo, a aquisição de material de consumo para as atividades desenvolvidas nas escolas. A Capes pode conceder tanto recursos de custeio como de capital, conforme definido nos editais de seleção.
O Pibid na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
O que é?
É um programa que oferta bolsas de estágio em escolas da rede pública,
aos alunos de cursos de licenciatura, com caráter presencial, com vistas à
inserção dos educandos, depois de graduados, na esfera pública de ensino.
[...]
Faz a articulação entre as instituições
de ensino superior e as escolas do sistema público estadual ou municipal.
Objetivos:
Aproximar a universidade das escolas da rede básica de
ensino que estão com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/IDEB abaixo da média nacional; Estimular a carreira do magistério; Favorecer o contato do graduando com o campo de trabalho.
Quem promove?
Sendo promovido pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério de
Educação (CAPES/MEC); Secretaria de Educação Superior (SESU); e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação (FNDE).
O pibid e suas nuances:
Cursos participantes: 16 cursos (em 31 sub-projetos
• Graduandos: 668
• Professores supervisores do Ensino Básico: 132
• Coordenadores de área: 35
• Coordenadores de gestão pedagógica: 04
• Coordenador institucional: 01
31 subprojetos em 16 cursos
Dados coletados no site:
http://proeg.uern.br/default.asp?item=proeg-pibid
O subprojeto pibid no curso de pedagogia:
Perspectiva pedagógica
interdisciplinar e criativa
de ensino
e aprendizagem da leitura e da escrita.
Fomentar a qualidade
da
formação inicial
dos estudantes bolsistas
do PIBID/UERN,
para o exercício crítico e reflexivo da docência nos anos iniciais do ensino
fundamental.
- 1 coordenadora;
- 4 professoras supervisoras;
- 3 escolas;
- 20 bolsistas.
Ações do Pibid/pedagogia:
Na
UERN:
Encontros
semanais para estudos, planejamento das ações a serem executadas nas escolas
parceiras, organização de eventos, construção de materiais científicos para
eventos acadêmicos.
Nas
ESCOLAS PARCEIRAS:
Os
bolsistas desenvolvem as atividades planejadas, sob a orientação e supervisão
das professoras colaboradoras.
Citações de artigos feitos pelo Pibid/Pedagogia:
“Viver
a
prática docente ainda na condição de graduando é a oportunidade que muitos
almejam. Conhecer o ambiente e a rotina de uma
escola antes mesmo do estágio curricular obrigatório ou
da experiência profissional é um privilégio para o aprendiz de professor, visto
que
isso possibilita ter e/ou sentir a certeza de
que estará quase preparado
para exercer a docência com dignidade”.
[...]
“A parceria escola x universidade,
implementada pelo PIBID/UERN, sinaliza a construção de uma
sociedade de professores com intenções voltadas a uma educação reveladora de sonhos.
Uma educação transformadora e criativa”.
[...]
“Descobrimos todos os dias que temos muito o que
aprender. No percurso entre a universidade e suas
teorias e a escola e seus anseios, estamos, dia a dia,
construindo a concepção de que o professor é um tecelão de sonhos.”
(SILVA; LIMA, GÓIS; COSTA, SOUZA, 2015, p. 9,10).
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