O que é o PIBID

pidid pedagogia uern

PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Objetivos do Programa

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Como funciona?

Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados. Podem se candidatar IES públicas e privadas com e sem fins lucrativos que oferecem cursos de licenciatura.
As instituições aprovadas pela Capes recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o desenvolvimento das atividades do projeto. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.

Modalidades de bolsa

A Capes concede cinco modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:
  1. Iniciação à docência – para estudantes de licenciatura das áreas abrangidas pelo subprojeto. Valor: R$400,00 (quatrocentos reais).
  2. Supervisão – para professores de escolas públicas de educação básica que supervisionam, no mínimo, cinco e, no máximo, dez bolsistas da licenciatura. Valor: R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
  3. Coordenação de área – para professores da licenciatura que coordenam subprojetos. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
  4. Coordenação de área de gestão de processos educacionais – para o professor da licenciatura que auxilia na gestão do projeto na IES. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
  5. Coordenação institucional – para o professor da licenciatura que coordena o projeto Pibid na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. Valor: R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais).
As bolsas são pagas pela Capes diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário.

Recursos de custeio e capital

Instituições públicas e privadas sem fins lucrativos participantes do Pibid podem receber recursos financeiros para custear despesas essenciais à execução dos projetos, por exemplo, a aquisição de material de consumo para as atividades desenvolvidas nas escolas. A Capes pode conceder tanto recursos de custeio como de capital, conforme definido nos editais de seleção.




O Pibid na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN 

O que é?

É um programa que oferta bolsas de estágio em escolas da rede pública, aos alunos de cursos de licenciatura, com caráter presencial, com vistas à inserção dos educandos, depois de graduados, na esfera pública de ensino.
[...]
Faz a articulação entre as instituições de ensino superior e as escolas do sistema público estadual ou municipal.

Objetivos:

 Aproximar a universidade das escolas da rede básica de ensino que estão com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/IDEB abaixo da média nacional; Estimular a carreira do magistério; Favorecer o contato do graduando com o campo de trabalho.

Quem promove?

Sendo promovido pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério de Educação (CAPES/MEC); Secretaria de Educação Superior (SESU); e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O pibid e suas nuances:

Cursos participantes: 16 cursos (em 31 sub-projetos
 • Graduandos: 668 
• Professores supervisores do Ensino Básico: 132          
• Coordenadores de área: 35
• Coordenadores de gestão pedagógica: 04
• Coordenador institucional: 01
31 subprojetos em 16 cursos 


O subprojeto pibid no curso de pedagogia:

Perspectiva pedagógica interdisciplinar e criativa de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

Fomentar a qualidade da formação inicial dos estudantes bolsistas do PIBID/UERN, para o exercício crítico e reflexivo da docência nos anos iniciais do ensino fundamental.


Membros do pibid/pedagogia:
  • 1 coordenadora;
  • 4 professoras supervisoras;
  • 3 escolas;
  • 20 bolsistas.

Ações do Pibid/pedagogia:
Na UERN:
Encontros semanais para estudos, planejamento das ações a serem executadas nas escolas parceiras, organização de eventos, construção de materiais científicos para eventos acadêmicos. 

Nas ESCOLAS PARCEIRAS:
Os bolsistas desenvolvem as atividades planejadas, sob a orientação e supervisão das professoras colaboradoras.

Citações de artigos feitos pelo Pibid/Pedagogia:

“Viver a prática docente ainda na condição de graduando é a oportunidade que muitos almejam. Conhecer o ambiente e a rotina de uma escola antes mesmo do estágio curricular obrigatório ou da experiência profissional é um privilégio para o aprendiz de professor, visto que isso possibilita ter e/ou sentir a certeza de que estará quase preparado para exercer a docência com dignidade”.
[...]

 “A parceria escola x universidade, implementada pelo PIBID/UERN, sinaliza a construção de uma sociedade de professores com intenções voltadas a uma educação reveladora de sonhos. Uma educação transformadora e criativa”.
[...]

       “Descobrimos todos os dias que temos muito o que aprender. No percurso entre a universidade e suas teorias e a escola e seus anseios, estamos, dia a dia, construindo a concepção de que o professor é um tecelão de sonhos.”
                                               (SILVA; LIMA, GÓIS; COSTA, SOUZA, 2015, p. 9,10).

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